Páginas

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Efemérides

HOMENAGEM PÓSTUMA: DOUGLAS QUINTA REIS


Morre Douglas Quinta Reis, fundador da Editora Devir

Matéria sobre a morte de Douglas Quinta Reis




Douglas Quinta Reis, Mauro Martinez dos Prazeres,Walder Mitsiharu Yano e Deborah Fink abriram a Livraria Devir em 1987, no Bairro da Saúde, em São Paulo/SP, para atender o público leitor de histórias em quadrinhos. Seu fanzine, "Recado da Devir" foi uma fonte de informação das mais representativas sobre as indústria cultural dos quadrinhos e quadrinhistas, durante os anos 1990. Comercializando, importando e exportando, acabaram por se envolver também com a editoração. Além dos quadrinhos de estética mainstream, também promoveram as obras autorais, promovendo a sustentação da produção underground brasileira. A partir de 1991, com a fundação da Gibiteca Henfil no Sistema de Bibliotecas Públicas do Município de São Paulo, Douglas Quinta Reis passou a apoiar a leitura pública de quadrinhos e os eventos de formação de leitores. Casou-se com a Bibliotecária Silvana Mattiazzo Casella, quando a mesma era a diretora da Gibiteca Henfil. Desde então, fomentando ações culturais em bibliotecas públicas e centros culturais brasileiros, Douglas viajava por todo o Brasil, promovendo a leitura e produção local de quadrinhos e literatura de ficção. Igualmente, a pesquisa acadêmica sobre histórias em quadrinhos foi apoiada por Douglas Reis e pela Editora Devir, assim como a principal premiação brasileira: o Troféu HQ MIX, promovido desde 1988. A partir de 2010, a Devir passou a exportar a produção brasileira de quadrinhos para a Europa, apresentando ao Primeiro Mundo esse importante aspecto de nossa produção cultural. Em paralelo, a Devir Editora foi uma das mais significativas na publicação de ficção científica e fantasia desde a abertura de sua linha editoral. Como nicho de mercado igualmente representativo, O Roleplay Game (RPG) foi divulgado, aprimorado e organizado para se constituir como um momento de lazer cultural entre os jovens brasileiros, em espaços e eventos promovidos pela Livraria e Editora Devir.  Fomentando ações culturais em bibliotecas públicas e centros culturais brasileiros, Douglas viajava por todo o Brasil, promovendo a leitura e produção local de quadrinhos e literatura de ficção. Em 2012, Mauro dos Prazeres faleceu por problemas cardíacos. No dia 13 de outubro, igual destino teve Douglas Quinta Reis. A cultura editorial brasileira lamenta a perda de outro dos maiores editores da Nona Arte no Brasil. 


FATO PARA DEBATE EM PLENÁRIA

Tema da redação do Enem 2017 fala sobre a educação de surdos no Brasil

OBSERVAÇÕES: PROFA. VALÉRIA BARI 


Esta efeméride se reveste de importância para os pesquisadores do PLENA, pois temos nos dedicado à pesquisa e extensão diretamente voltada para a participatividade do surdo nas vivências intelectuais da escolarização. Atualmente, temos em andamento pesquisa específica sobre o tema da leitura dos surdos, e vários trabalhos concluídos foram apresentados em congressos e publicados capítulos de livros. As mais recentes comunicações científicas produzidas no PLENA sobre a temática foram submetidos à publicação em revistas especializadas. 
Após amplas pesquisas e publicações ocorridas nos últimos cinco anos, tivemos aprovada a proposta de Projeto PIBIC: “A mediação de leitura literária para surdos universitários por meio da adaptação em quadrinhos, em Ciência Da Informação” (2017-2018), com recursos próprios da UFS. 

Selecionamos, para exemplificar, vídeo produzido pela professora surda Pâmela Matos, referente ao tema de redação do Enem 2017.

Assista a manifestação da Profa. Pâmela por meio do link: Profa. Pâmela foi estudante surda













Nenhum comentário:

Postar um comentário

I JORNADA PLENA - UFS

Durante a IV SEMAC - Semana Acadêmica Cultural da UFS - o PLENA (Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa/Cnpq) promoveu a I Jorn...